27/10/2015

Shahiya Comida Libanesa, Chacara Santo Antonio SP


ATENÇÃO: este restaurante infelizmente encerrou seu SELF SERVICE.
As fotos e textos permanecem como referência e lembrança.

Ele continua como À La Carte no seguinte endereço:
Rua Inhambu, 790 - Moema, São Paulo - SP, 04719-050

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O SHAHIYA traz ao Brasil pratos maravilhosos da gastronomia libanesa e árabe, com preparo especial do Chef Georges Barakat, como saladas, kafta, pastas, esfihas, charutos de folha de uva e afins.

Ambiente super aconchegante, de decoração temática e tradicional dança do ventre, que faz muito sucesso entre os clientes.

A RESTAUNOX fica feliz pela confiança e pela parceria, fornecendo as mesas quentes e frias da Linha OURO PRETO, em madeira maciça de demolição.




A principal exigência do Chef Georges para a pista refrigerada era por uma camada de gelo bem espessa, que não pudemos atender inicialmente com o nosso produto padrão e nos demandou assim produzir uma versão especial, com motorização mais potente e tubulação (bitola) de refrigeração maior.

Passadas algumas semanas entre a produção e exaustivos ensaios, contando com a compreensão especial do Chef, entregamos uma Pista Fria 180x80cm inteiramente sob encomenda, que acertou em cheio no desejo e necessidade do nosso cliente e hoje surpreende pela qualidade, robustez e eficiência.




Já a Mesa Quente conta com 3 Vidros Termoelétricos 70x70cm, versão de sobrepor (com termocontroladores digitais aparentes), onde o Chef expõe todos os preparos de seus produtos da gastronomia libanesa (deliciosos por sinal).




Atenção: o Shahiya encerrou seu self service, mas permanece com seu delicioso cardápio à la carte.

24/07/2015

Rua da Móoca Restaurante, Móoca SP


A Móoca é um dos mais tradicionais bairros de São Paulo, bem próxima ao centro, conhecida pela comunidade italiana e pela excelente gastronomia, que agora ganha o "Rua da Móoca Restaurante" e seu novo e variado sistema self-service com churrasco.

O proprietário Sr. Vitor preocupou-se, desde o início, em fazer uma casa com ambiente aconchegante que fizesse o cliente se sentir bem à vontade, com recepção e atendimento calorosos. Para isso, caprichou num ambiente que mescla simplicidade e detalhes rústicos, onde escolheu as Mesas OURO PRETO da RESTAUNOX para o serviço frio e quente no buffet.


O serviço começa pela exposição de sobremesas na Mesa Fria, onde a pista refrigerada fornece a camada de gelo ideal para ajudar na conservação dos doces e quitutes. Na sequência, outra Mesa Fria para Saladas, também com a pista refrigerada (produzida em aço inoxidável escovado) e sua consagrada camada de gelo, com temperatura média de -5°C a 0°C para auxiliar na manutenção média dos +6°C exigidos pela ANVISA no alimento.






A Mesa Quente é um outro destaque à parte, que mostra também todo o capricho que o "Rua da Móoca" procura colocar em seu serviço. Todas as travessas quentes são postas sobre um conjunto de 3 Vidros Termoelétricos (placas aquecedoras) com 70x70cm cada, que trabalham na temperatura regulável de 30°C a 150°C (em média 130°C) e que proporcionam excelente aquecimento à todos os pratos quentes - tendo ainda o complemento das Luminárias Aquecedoras, especialmente úteis para caldos e ensopados em geral.








Parabenizamos o Sr. Vitor pela magnífica casa, e agradecemos muito por ter escolhido a RESTAUNOX como parceira neste projeto. Ficamos muito contentes em ouvir sua avaliação final: "Excelentes equipamentos. Estou muito satisfeito".



Rua da Móoca Restaurante e Pizzaria
Rua da Móoca, 2038
São Paulo - SP

23/06/2015

5 ideias de Layout para Mesas Self Service


O Restaurante Self Service entrou com tudo no dia-a-dia dos brasileiros nos últimos anos, modificando completamente o hábito alimentar dos consumidores. Um Buffet bem elaborado, antes considerado um "luxo", hoje é fundamental para captar e manter fiel a clientela de um restaurante diferenciado, envolvendo qualidade e uma boa variedade de saladas, de molhos, de pratos saudáveis, arroz, carnes, peixes, guarnições, caldos e grelhados - além de bebidas e sobremesas, é claro.

A conquista da preferência do consumidor inevitavelmente passa por uma boa escolha do Layout para o serviço do Restaurante. A mesa precisa ser impecavelmente bela para valorizar as refeições e, ao mesmo tempo, precisa facilitar o acesso ao cliente à todas as opções com a maior rapidez possível, considerando que o tempo de almoço costuma ser curto e que o faturamento da casa depende da rotatividade dos clientes.


Depois de montar dezenas de restaurantes, de perceber e estudar o comportamento dos consumidores e de ouvir a opinião de vários donos e funcionários de restaurantes, aprimoramos alguns dos Layouts mais consagrados conforme as modernas tendências de serviço, tentando unir a busca por melhores resultados financeiros e operacionais e aumentando a satisfação do cliente final.

Obviamente que cada caso é um caso, e os Layouts não servem como regra, mas apenas como referência. Criamos composições personalizadas para cada restaurante, de acordo com o cardápio, com o comportamento dos consumidores de cada região e conforme o dono desejar.


A ideia n°1 é uma linha simples e compacta para encostar na parede, com largura de 80cm, que fica ergonomicamente adequada para o serviço frontal de fila única. 

Da esquerda para direita, primeiro vem a Mesa para apoio de pratos vazios, com altura de 65cm (mais baixa, para caber mais pratos). Depois a Mesa Fria, que serve para saladas e ofertas refrigeradas e mede 160cm de comprimento, com pista 140x65cm (onde cabem cerca de 8 a 12 travessas). Depois a Mesa Quente também com 160cm, equipada com 2 Vidros Termoelétricos 70x57cm cada, totalizando 140x57cm de pista aquecida (capacidade de 8 a 12 pratos quentes). Por último Mesa de apoio de balança, medindo 40cm.

O conceito deste Layout é oferecer um serviço direto no prato e sem bandejas, onde as bebidas, sobremesas e talheres sejam servidos nas mesas.




ideia n°2 é também uma linha de encosto na parede, com largura de 80cm, que também serve para o serviço frontal de fila única. 

Neste Layout, a Mesa Fria aumenta para 190cm, com pista fria 170x65cm (capacidade aproximada de 10 a 16 saladas). A Mesa Quente também aumenta para 230cm de comprimento, sendo equipada com 3 Vidros Termoelétricos 70x57cm cada, totalizando 210x57cm de pista aquecida (capacidade de 12 a 18 ofertas quentes). Por último apoio de balança, medindo 80x80cm.

À exemplo do projeto anterior, o conceito deste Layout é oferecer um serviço direto no prato e sem bandejas, onde as bebidas, sobremesas e talheres sejam servidos nas mesas.




A ideia n°3 é uma linha central tipo "ilha", projetada para que o cliente se sirva dos 2 lados do buffet, com largura de 1 metro (100cm).

Primeiro vem a Mesa de Pratos, com 50cm. Depois a Mesa Fria de saladas com 190cm, equipada com pista refrigerada em aço inox 170x80cm, o que aumenta bem a capacidade de exposição fria. Na sequência vem a Mesa Quente equipada com 3 Vidros Termoelétricos 70x70cm cada, o que totaliza uma pista aquecida total de 210x70cm (capacidade de 12 a 18 pratos quentes, com travessas maiores), e no final uma Mesa para Balança, medindo 100x100cm nessa sugestão.

À exemplo dos projetos anteriores, o conceito deste Layout também é oferecer um serviço direto no prato e sem bandejas, onde as bebidas, sobremesas e talheres sejam servidos nas mesas.




A ideia n°4 também é uma linha central tipo "ilha", projetada para que o cliente também se sirva dos 2 lados do buffet, também com 1 metro de largura (100cm).

Mas a grande diferença está na presença da Mesa Fria para Bebidas, uma peça inovadora que permite servir latinhas e garrafas de refrigerante direto no Self Service, dispensando assim o serviço de garçon. Contendo uma pista refrigerada especial de aço inox, na medida de 110x80cm e profundidade especial de 10cm, o serviço ganha uma capacidade aproximada de entregar 80 latinhas ou garrafas diretamente ao cliente, sem interferência dos garçons na mesa, ganhando agilidade no atendimento.




A ideia n°5 é um complemento da ideia nº4 anterior, ou seja, é também uma configuração central tipo "ilha", projetada para que o cliente também se sirva dos 2 lados do buffet.

Mas a grande diferença dessa opção é o oferecimento de bandejas logo após a pista de bebidas, o que facilita ao cliente pegar a sua própria bebida (e eventualmente os talheres, guardanapos, etc) antes de passar na balança, reduzindo assim a mão-de-obra com garçons e permitindo que o cliente não tenha que esperar pela bebida na mesa.



Consulte-nos

Consulte a RESTAUNOX para um projeto personalizado para seu restaurante. Atendemos todo o Brasil via telefone, e-mail ou whatsapp, e despachamos qualquer tipo de equipamento via transportadora no conceito "plug-and-play": basta desembalar e ligar na tomada.

Self Service de Centro, com sobremesas na frente

Self Service de Centro, com pista quente maior que a fria

Self Service de Centro, com entrega de bebidas depois do quente

Self Service de encosto: aqui o cliente se serve apenas de frente

Self Service de centro, em posições personalizadas








22/06/2015

Maioria opta por alimento saudável em restaurante por quilo, mostra estudo


Pessoas que utilizam restaurantes por quilo para realizar refeições fora de casa sabem quais alimentos são saudáveis e quais não são. A maioria escolhe o que coloca no prato segundo os critérios de saúde. O grande problema é aquilo que se come à noite, durante o jantar: geralmente alimentos com maior teor de gordura e calorias, como alimentos congelados ou de preparo mais rápido.

Os dados são da pesquisa Nutrir-se ou comer: diálogos e dilemas no cotidiano de clientes e de nutricionistas em restaurantes de refeição por peso, realizada pela nutricionista Odete Santelle, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, sob a orientação do professor Fernando Lefevre.

A pesquisadora entrevistou 60 clientes de dois restaurantes: um localizado dentro da Cidade Universitária, em São Paulo, e o outro na região do Campo Limpo, região sul da capital, com o objetivo de saber quais fatores influenciavam a escolha dos alimentos que os clientes colocavam no prato. "Em ambos os restaurantes o fator saúde foi apontado por 43% dos clientes, o fator sabor por 26% e o equilíbrio entre sabor e saúde, por 31%. Quem come errado sabe o que está fazendo", aponta a pesquisadora.


Clientes

De acordo com Santelle, os entrevistados apontaram como exemplos de alimentos ligados à saúde: as folhas verdes, os legumes, os grelhados e o arroz integral. Já um alimento associado com sabor foi a batata frita.

Ao serem questionados sobre o que mudariam na alimentação, a maioria dos entrevistados disse que seria aquilo que comem durante o jantar, principalmente alimentos como fast-food, frituras, croissants, pizza, pão de queijo, etc. Portanto, o grande problema é o jantar, devido ao consumo de alimentos congelados, comida pronta ou de preparo mais rápido, geralmente mais calóricos e com maior teor de gordura. No almoço, nos restaurantes por quilo, a opção dos clientes é por alimentos mais saudáveis.

Os entrevistados disseram que os fatores limitadores que levam à escolha desse tipo de alimento para o jantar são a falta de tempo para cozinhar, a falta de habilidade culinária, pelo fato de os congelados serem mais práticos e de rápida preparação, e pela dificuldade em guardar a comida fresca (não poder armazenar na geladeira por muito tempo). "As pessoas que moram em grandes cidades, como São Paulo, saem do trabalho e muitas vão para cursos e nem sempre conseguem chegar em casa em tempo hábil para prepararem uma refeição saudável", diz.

Quando questionados sobre o que mudariam na alimentação, pensando na saúde, os entrevistados disseram comer menos pães, massas e doces à noite.



Nutricionistas

A pesquisadora também entrevistou as nutricionistas que atuavam nos dois restaurantes. Ela relata que essas profissionais vivenciam uma situação em que precisam equilibrar o compromisso ético profissional com as metas de vendas. Então, essas profissionais buscam oferecer arroz branco e o integral, frutas e doces nas sobremesas, sucos naturais e refrigerantes como bebidas, e os clientes decidem o que escolher.

"Oferecer apenas alimentos saudáveis não é possível. Mas as nutricionistas sabem que a demanda por arroz integral é menor, então fazem de um modo para que não haja desperdício de alimentos", conta. Outra estratégia relatada pelas profissionais é diminuir a quantidade de sal e gordura utilizada na preparação dos alimentos.



Alternativa

Santelle acredita que as pessoas não comem errado por opção, mas por uma série de dificuldades que atrapalham a adoção de uma rotina alimentar mais saudável. "Por isso, o profissional de nutrição deve entender o dia a dia dos clientes a fim de identificar quais as dificuldades da pessoa. E, a partir disso, fazer uma proposta de educação e saúde alimentar que seja adequada a cada realidade."

Já nos restaurantes, uma alternativa seria o oferecimento de um "cantinho saudável", sem que isso afete as finanças do estabelecimento.