09/09/2014

Vidro Termoelétrico: Alto Padrão no Self Service


O design do Balcão Self Service, também conhecido como Buffet ou Carro de Distribuição, ganhou status de prioridade nos restaurantes nos últimos anos. Servem hoje não apenas para conservar os alimentos quentes ou frios, mas também para transmitir sensação de limpeza e confiabilidade nos estabelecimentos, ajudando a complementar a imagem de boa qualidade da comida.

É comum ouvir gestores de restaurantes dizendo que o brasileiro "come com os olhos", e nossa experiência também confirma: enquanto um balcão novo valoriza a comida, um balcão ultrapassado degrada a imagem da refeição muito antes da primeira garfada do cliente. Já não basta caprichar apenas no sabor, é preciso caprichar também no visual.

O tradicional sistema de banho-maria está rapidamente perdendo espaço no Buffet dos restaurantes de hoje, e isso não está ocorrendo por acaso. Os clientes agora demandam locais mais bonitos, aconchegantes e caseiros, que fujam da "frieza" e do aspecto "bandejão" típico de restaurantes de antigamente, e onde o chef de cozinha possa montar seu arranjo de saladas e pratos quentes com criatividade e elegância, valorizando a decoração dos pratos.

O moderno sistema de aquecimento com Vidros Termoelétricos surgiu nos últimos anos exatamente para suprir essa necessidade atual dos restaurantes, proporcionando beleza, criatividade, praticidade e também eficiência energética ao Buffet Self Service de hoje.


Características do Vidro Termoelétrico

O Vidro Termoelétrico, também conhecido pelos profissionais de restaurantes por "rechaud elétrico" ou "placa quente de buffet", são placas de vidro temperado dotadas de resistência elétrica impressa no próprio vidro, fabricada com tecnologia alemã, semelhante à utilizada nos vidros traseiros de automóveis.

Este sistema de aquecimento é bastante confiável e eficiente, pois o calor fica concentrado somente na área demarcada, transmitido para os recipientes de forma uniforme e contínua, evitando o desperdício de energia térmica (como ocorria com o antigo banho-maria ou réchauds).

Equipados com termocontrolador individual, permitem regulagem de 30°C até 150°C na temperatura de forma muito simples (veja o vídeo no Youtube clicando aqui).


Assim, quando adotado em conjunto no Buffet Self Service, este sistema proporciona grande economia de energia e de tempo, principalmente se comparado às soluções de aquecimento com água quente ou com a queima de álcool gel.

O vidro, por ser temperado, é muito resistente ao peso e aos choques. Sobre a superfície do vidro, o gestor pode usar a sua criatividade para montar o serviço que desejar, utilizando travessas, caçarolas ou panelas de alumínio, de ferro fundido, barro, cerâmica, vidro, porcelana, ou do material que preferir. É muito prático, seguro e higiênico.


A limpeza é outro ponto positivo, exatamente a mesma feita para limpar um vidro comum: com o termostato desligado e a superfície do vidro fria ou morna, basta utilizar um pano macio, umedecido com água ou "limpa vidros" (não agressivo), para uma limpeza diária satisfatória.

Modelos Disponíveis

Os Vidros Termoelétricos são disponíveis em 3 opções de medidas, nas versões de sobrepor (para apoiar sobre qualquer base, geralmente bancadas) ou de embutir (para instalação dentro de rasgos de balcões ou mesas, tipo "built-in").

Os modelos de sobrepor, devido a sua portabilidade, são recomendados para serviços de buffet, eventos ou restaurantes temporários, já que por serem leves podem ser transportados, limpos e armazenados com grande facilidade. Precisam apenas de um ponto de energia 220V funcionar.


Depois de ligado, o Vidro Termoelétrico aquece rapidamente: atinge a temperatura desejada em cerca de 10 minutos. É um sistema eficiente e inteligente, pois a resistência desliga e liga automaticamente, para oscilar o nível de temperatura desejado, poupando energia elétrica. E como é comum em outros sistemas com resistências, quanto menor for a temperatura ajustada, menor é o consumo de eletricidade.

É um produto prático, portátil e leve, bastando ligar na tomada para utilizar.

Consulte-nos.