23/06/2015

5 ideias de Layout para Mesas Self Service


O Restaurante Self Service entrou com tudo no dia-a-dia dos brasileiros nos últimos anos, modificando completamente o hábito alimentar dos consumidores. Um Buffet bem elaborado, antes considerado um "luxo", hoje é fundamental para captar e manter fiel a clientela de um restaurante diferenciado, envolvendo qualidade e uma boa variedade de saladas, de molhos, de pratos saudáveis, arroz, carnes, peixes, guarnições, caldos e grelhados - além de bebidas e sobremesas, é claro.

A conquista da preferência do consumidor inevitavelmente passa por uma boa escolha do Layout para o serviço do Restaurante. O Balcão precisa ser impecavelmente belo para valorizar as refeições e ao mesmo tempo precisa facilitar o acesso ao cliente à todas as opções com a maior rapidez possível, considerando que o tempo de almoço costuma ser curto e que o faturamento da casa depende da rotatividade dos clientes.


Depois de montar dezenas de restaurantes, de perceber e estudar o comportamento dos consumidores e de ouvir a opinião de vários donos e funcionários de restaurantes, aprimoramos alguns dos Layouts mais consagrados conforme as modernas tendências de serviço, tentando unir a busca por melhores resultados financeiros e operacionais e aumentando a satisfação do cliente final.

Obviamente que cada caso é um caso, e os Layouts não servem como "regra", mas apenas como referência. Criamos composições personalizadas para cada restaurante, de acordo com o cardápio, com o comportamento dos consumidores de cada região e conforme o dono desejar.


A ideia n°1 é uma linha simples de encostar na parede, destinada ao restaurante que sirva uma média de 100 a 150 almoços por dia. Ela é formada por 4 mesas da linha OURO PRETO, produzida em madeira maciça de demolição, com largura de 80cm - que fica ergonomicamente adequada para o serviço frontal encostado, com fila única de clientes. 

A primeira mesa serve para pratos e mede 40cm de comprimento, com altura de 65cm (mais baixa, para caber mais pratos). A segunda mesa, na sequência, serve para saladas e pratos frios, e mede 200cm de comprimento, com pista refrigerada embutida medindo 170cm (onde cabem cerca de 16 travessas). Já a terceira mesa, de 240cm, serve para pratos quentes em geral, e vem equipada com 3 Vidros Termoelétricos, medindo 70x57cm cada um, perfazendo uma pista aquecida total de 210x57cm (capacidade de 12 a 18 pratos quentes) - e a quarta mesa serve para apoio de balança, medindo 40cm.

O conceito deste Layout é oferecer um serviço direto no prato e sem bandejas, onde as bebidas, sobremesas e talheres sejam servidos nas mesas.

O visual rústico das mesas de madeira de demolição combina super bem com qualquer ambiente, tanto clássicos quanto modernos, e está bastante alinhado com as tendências modernas de design de interiores.



A ideia n°2 é uma linha central tipo "ilha", também da linha OURO PRETO, mas com 100cm (1,00m) de largura, onde o cliente pode se servir dos 2 lados. Esta linha é geralmente destinada ao restaurante que sirva uma média de 200 almoços por dia.

Começando com a Mesa baixa para pratos de 50cm, esta linha possui na sequência uma Mesa Fria para Saladas com 240cm de comprimento, que recebe uma pista refrigerada embutida medindo 210x80cm, formando uma camada de gelo para servir saladas e pratos frios na temperatura média de -5°C a 0°C, ideal para manutenção média dos +6°C exigidos pela ANVISA no alimento.

Na sequência, temos neste projeto a Mesa de Apoio para temperos e molhos, com 80cm de comprimento, e a Mesa Quente, que possui 240cm de comprimento e vem com 3 Vidros Termoelétricos, medindo 70x70cm cada (capacidade média de 12 a 18 pratos quentes).

À exemplo do projeto anterior, o conceito deste Layout é oferecer um serviço direto no prato e sem bandejas, onde as bebidas, sobremesas e talheres sejam servidos nas mesas.



A ideia n°3 é uma linha central tipo "ilha", muito semelhante à ideia anterior n°2: também possui 100cm de largura e também permite ao cliente o serviço dos 2 lados, para uma média de 200 almoços por dia.

As Mesas Fria e Quente também possuem 240cm de comprimento cada, atendendo à mesma capacidade da ideia anterior n°2.

Mas a grande diferença está na presença da Mesa Fria para Bebidas, uma peça inovadora que permite servir latinhas e garrafas de refrigerante direto no Self Service, dispensando assim o serviço de garçon. Contendo uma pista refrigerada especial de aço inox, na medida de 70x80cm e profundidade especial de 10cm, o serviço ganha uma capacidade aproximada de entregar 70 latinhas ou garrafas diretamente ao cliente, sem interferência dos garçons na mesa, ganhando agilidade.

Outro detalhe importante deste Layout é o oferecimento de bandejas logo após o Buffet Quente, que permite ao cliente pegar a sua própria bebida (e eventualmente os talheres, guardanapos, etc) antes de passar na balança.



A ideia n°4 é uma linha especial com corredor ao fundo, para facilitar a reposição traseira, também da linha OURO PRETO (em madeira de demolição). Possui 80cm de largura e permite fila única com serviço frontal, para atender à uma média de 150 almoços por dia.

À exemplo das 2 ideias iniciais, o conceito deste serviço é também o cliente se servir diretamente no prato (sem bandejas) e dirigir-se à mesa depois de pesar, recebendo sua bebida, talheres ou sobremesa somente na mesa.

Todos os projetos aqui expostos, de todas as ideias (sugestões), já incluem o Protetor Salivar, prateleira especial de vidro curvo que protege as refeições do buffet contra cabelo ou saliva dos clientes, proporcionando higiene e segurança alimentar e atendendo as exigências da ANVISA.



A ideia n°5 é um Layout para Buffet tipo Ilha Central, onde o cliente pode ficar à vontade em circular para se servir com as saladas e ofertas quentes que desejar. Este layout atende uma média de 200 almoços por dia.

O conceito deste serviço é que o cliente pegue a bandeja logo após montar seu prato com as saladas e pratos quentes que desejar. A partir daí, ele pode escolher sua própria bebida (lata, garrafa, etc), sua sobremesa (na pista refrigerada), e depois realizando seu "check-out" na balança, o que reduz a mão-de-obra de serviço nas mesas e melhora muito o atendimento do restaurante (já que o cliente não terá que esperar pela bebida na mesa).


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